COMTUR define priorizar ações contidas no plano municipal de turismo
O Plano Municipal de Turismo, cuja versão final foi aprovada pelos membros do COMTUR em dezembro do ano passado, deverá ser apresentado à população na última semana de fevereiro. A data foi firmada durante reunião ordinária do conselho, realizada no dia 25 de janeiro.
O PMT faz um diagnóstico do turismo local e prevê ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazos. Por sugestão do presidente do conselho, Juliano Silva, estas ações deverão pautar as reuniões do Comtur para este ano, além de demandas pontuais a serem levantadas pelos conselheiros. “Vamos discutir a implantação das metas estabelecidas pelo PMT. Dessa forma, juntamente com a secretaria de Turismo, vamos viabilizar, na prática, este estudo tão importante para a cidade”.
Um dos itens abordados no PMT é a capacitação da comunidade para trabalhar no setor. Representantes de instituições se dispuseram a implantar cursos técnicos em Poços para atender a demanda local. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também se dispôs a implementar cursos por meio de entidades parceiras.
Outros assuntos discutidos durante a reunião foram o Carnaval, cuja realização está suspensa e o amparo aos artistas que costumavam trabalhar nos eventos; editais de patrocínio para o setor em 2022; a limpeza do monumento do Cristo; aluguel de barracão para armazenar os enfeites de Natal; concessão do Café Concerto e a realização do Famtour, na próxima semana, com visitas guiadas a seis propriedades que fazem parte do projeto de Turismo Rural.