O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição realiza nos dias 17 e 18 de dezembro a 1ª Mostra Urucaia-Cultura de Terreiro, com atividades diversas para apresentar e compartilhar os saberes tradicionais que envolvem as comunidades de terreiros. A mostra, iniciativa inédita em Poços de Caldas, tem como proposta promover um diálogo com a sociedade sobre a diversidade e riqueza cultural e ancestral presente dentro das comunidades de terreiros afro-indígenas e que são únicas de cada território.
No sábado (17), a programação da Mostra Urucaia começa às 14h, no Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, com a oficina de ervas sagradas, que irá abordar os usos sagrados e medicinais das plantas. Logo após, às 16h, acontece a oficina de culinária tradicional, onde os participantes terão a oportunidade de preparar um prato dedicado aos Orixás e aprender sobre a importância da cozinha para as comunidades de terreiros.
A programação de sábado também contará com a oficina de musicalidades tradicionais, que se inicia às 18h e proporcionará uma vivência com os instrumentos utilizados nos terreiros, seus toques e cânticos. Para finalizar a 1ª Mostra Urucaia, acontece domingo (18), a apresentação do grupo Ohùn em Roda, que é formado pelos mãos de couro do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e que pesquisam as musicalidades tradicionais presentes na cultura brasileira. A apresentação acontece no Coreto, localizado na Praça Pedro Sanches, às 16h, e contará com a participação especial da Mestre de Cultura Popular Lúcia Vera.
“A Mostra Urucaia visa demonstrar a existência e as práticas culturais desses espaços, que tem como base filosófica, simbólica e material o culto a ancestralidade, ou seja, a preservação de uma memória que faz parte da identidade e do modo de viver de seus agentes, que são, sobretudo, fazedores dessa cultura simplesmente por estarem inseridos neste contexto”, destaca Fernanda Gonçalves.
As atividades contam com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, através do edital de Culturas Tradicionais e da Secretaria de Turismo de Poços de Caldas, através do Edital Experimental de Ocupação do Coreto. Além disso, a iniciativa conta com parceria da Moringa-Produção Cultural Afrorreferenciada.
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 17 de dezembro
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição – Av. Fosco Pardini, 3.390 – Bairro São José
14h – Oficina de Ervas Sagradas com Thiago Costa e Thais Costa
16h – Oficina de Culinária Tradicional com Fernanda Gonçalves e Simone Souza
18h – Oficina de Musicalidades Ancestrais com Emerson Silva e Allisson de Paula
Domingo – 18 de dezembro
Coreto – Praça Pedro Sanches
16h – Apresentação Ohùn em Roda – Samba de Roda com a participação Especial da Mestra de Cultura Popular Lúcia Vera
Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição é um espaço afro-religioso que promove, além das atividades religiosas de Umbanda, projetos que tangem os saberes culturais, tradicionais e populares que se relacionam com a temática. Destacam-se as produções do documentário Colheita: Alimentação Sagrada, premiado pela Fundação Palmares em 2021 e a realização de festejos tradicionais de São Cosme e Damião e a Feijoada de Ogum. A casa é zelada por Thiago Costa e Fernanda Lourenço, responsáveis pelo cuidado espiritual dos filhos e pelos trabalhos socioculturais e ambientais.
Serviço
O que: 1ª Mostra Urucaia – Cultura de Terreiro
Quando: 17 de dezembro, a partir das 14h
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Avenida Fosco Pardini, 3.390. Bairro São José
18 de Dezembro, a partir das 16h
Local: Coreto – Praça Pedro Sanches