Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), participaram, na tarde dessa quarta-feira (14), de uma capacitação, sobre o Programa Previne Brasil.
O objetivo da capacitação é aprimorar a prestação de serviço à população. Além de informar aos servidores sobre o programa do Governo Federal, que faz parte da implantação do novo sistema de informação adotado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar, a capacitação tem o intuito de elucidar, mais uma vez, a importância de se realizar de forma correta os cadastros dos usuários do SUS. “Para que não tenhamos perda nos repasses das verbas de financiamento, para estar sempre atenta à questão do cumprimento dos indicadores, que nós precisamos cumprir no decorrer dos quadrimestres dentro da Atenção Básica à Saúde. Isso também tem por consequência, podermos oferecer uma atenção primária com mais qualidade no sistema de saúde”.
Previne Brasil
O programa Previne Brasil é um modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, entre outros tantos programas.