O prazo para que os trabalhadores façam o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina no dia 15 de dezembro.
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 12 milhões de trabalhadores ainda não solicitaram o resgate. O total de valores ainda a serem disponibilizados é de R$ 8 bilhões.
Todos os trabalhadores que possuam contas no FGTS com saldo disponível têm direito ao saque extraordinário. O crédito é feito de forma automática, por meio do aplicativo Caixa Tem.
De acordo com a Caixa, não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como na garantia de operações de crédito de antecipação do saque-aniversário, por decisões judiciais ou dados inconsistentes, por exemplo.
Quem não movimentar o dinheiro até o dia 15, mesmo que não opte pelo cancelamento do benefício, terá os valores devolvidos à conta do FGTS, com correções, para que sejam sacados em outras situações previstas em lei – como demissão sem justa causa, compra de imóvel ou aposentadoria.
Como consultar
É possível consultar quem tem direito ao saque extraordinário pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa.
Como solicitar
O processo para a solicitação do saque é totalmente digital. O trabalhador não precisa ir a uma agência da Caixa; basta acessar o aplicativo FGTS e inserir os dados pessoais.
*Com informações do portal Metrópoles