Moradores da região do Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo, foi surpreendidos por um terremoto de 4.0° na escala Richter na manhã de hoje (16). O fenômeno, que teve o epicentro no município de Iguape, foi confirmado pela Defesa Civil do estado e ocorreu por volta das 8h20.
“Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar danos estruturais”, diz o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).
A Defesa Civil informou que, até o momento, nem o órgão, e nem o Corpo de Bombeiros, receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais. O tremor também foi sentido por moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
A Rede Sismográfica Brasileira também registrou o tremor e afirmou que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. “Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre”, informa.
Apesar de não haver riscos para danos potenciais, a Defesa Civil enviou alertas para os celulares cadastrados recomendando que as pessoas protejam-se.
Veja reportagem do SBT sobre o tema: