Universidade preparou programação para recepcionar veteranos e calouros
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) volta com aulas presenciais, a partir das 9h desta segunda-feira (28), nos campus de Belo Horizonte e Montes Claros.
Os alunos serão recebidos durante a Semana do Acolhimento Nossa UFMG 2022, que prevê uma série de atividades até o dia 1º de abril.
“Tivemos que nos distanciar fisicamente para nos proteger e proteger o outro – um gesto que exigiu muito sacrifício de toda a nossa comunidade. Agora, em condições bem mais favoráveis, com o processo de imunização avançado e a situação epidemiológica mais controlada, voltaremos a nos encontrar. O convívio nos ambientes físicos é fundamental para garantir a qualidade do ensino e para reforçar os laços com a UFMG”, afirmam a reitora, Sandra Goulart Almeida, e o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, em mensagem de boas-vindas.
Os estudantes serão acolhidos em evento presencial, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD I). Consulte no site Viver UFMG a distribuição dos estudantes por local de curso, de onde poderão acompanhar a transmissão da programação pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Essa distribuição foi necessária em cumprimento às medidas de biossegurança.
A recepção ainda terá orientações da presidente do Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, professora Cristina Alvim.
Ela adianta que reforçará a mensagem de tranquilidade e falará sobre a possibilidade de se criar um ambiente de convivência seguro para vivenciar plenamente as oportunidades oferecidas pela UFMG.
O Mapa da Vacina, disponível no site MonitoraCovid UFMG, com quase 24 mil pessoas registradas – metade delas vacinadas com a dose de reforço contra a covid-19, e 98,3% com duas doses ou dose única – também já pode ser acessado pelos calouros.
Segundo a professora Cristina, o mapeamento da situação vacinal da comunidade acadêmica “é outra ação fundamental para o planejamento das ações do Comitê, nesse cenário ainda pandêmico e de muitas incertezas”.
Logo em seguida, às 10h, os estudantes assistirão a uma apresentação do Grupo de Percussão da UFMG. A programação se repete nos turnos da tarde e da noite, também com distribuição pelos locais de curso e com transmissão do canal da Cordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).
Nos demais dias da semana, a programação segue com palestras sobre o que o estudante precisa saber antes de começar sua trajetória acadêmica, atividades de extensão, pesquisa, mobilidade acadêmica e ainda sobre a rede de proteção à saúde mental mantida pela UFMG.
Orientações virtuais e presenciais
Na Semana do Acolhimento, os mais de 6 mil novos estudantes que chegarão aos campi de Belo Horizonte e Montes Claros serão orientados sobre a política de inclusão e permanência da UFMG.
A partir do registro acadêmico, eles recebem informações sobre como manifestar interesse em usufruir da política de assistência – que inclui auxílio para moradia, alimentação, transporte e manutenção – que dará melhores condições de permanência na universidade.
Viver UFMG
No site Viver UFMG, os calouros e veteranos têm à disposição um guia com todas as informações e caminhos referentes à vida acadêmica, abrangendo acesso aos sistemas, às bibliotecas, às diferentes possibilidades de assistência estudantil, aos restaurantes universitários, aos horários de ônibus internos e a programas de intercâmbio. O site tem ainda dicas culturais, de esporte e lazer, informações sobre direitos humanos, regulamentações e normas, entre outras.
De 28 de março a 29 de abril, a Tenda Viver UFMG estará montada na Praça de Serviços do campus Pampulha como mais um ponto de encontro e apoio aos calouros e veteranos. Eles serão orientados por servidores da Prae e do Nai e estudantes voluntários sobre a vida acadêmica e as oportunidades de cultura e lazer da própria universidade e da capital mineira.
*Fonte: g1