Todos os vereadores votaram a favor da realização da Audiência
Na sessão da Câmara Municipal de Poços de Caldas de terça-feira (30/11), foi aprovado por todos os vereadores o pedido de realização de Audiência Pública para debater o tema: “Mais Mulheres na Política”.
Segunda a vereadora Dra. Regina Cioffi (PP), autora do pedido, é de extrema importância ter as mulheres na política e na Câmara Municipal, onde ela divide com a colega Luzia Martins (PDT) as únicas duas cadeiras ocupadas por mulheres dentre as quinze existente. “Temos que trazer mulheres para essa casa, para termos mais mulheres envolvidas dentro da politica e elas tenham condição de entrar numa disputa e ganhar as eleições. A forma que a gente lida, que a gente observa, nossa sensibilidade é diferenciada em muitos aspectos, não estou desmerecendo os homens, é importante termos um equilíbrio entre o homem e a mulher, mas as mulheres são diferenciadas.” defendeu Regina.
Todos os vereadores elogiaram o requerimento solicitando a audiência, em especial a parlamentar Luzia Martins (PDT). “Temos sim que quebrar paradigmas, porque nós temos 53 % de mulheres que votam, sendo que de 12 a 15 % ocupam essas vagas, a conta não fecha. É uma questão cultural o machismo está impregnado, e só quem é mulher sabe como tudo para nós é mais difícil” afirma Luzia.
Os vereadores Claudinei Marques (PSDB) e Pastor Wilson (DEM) fizeram uso da palavra para dizer que não entendem a razão para as mulheres não quererem participar da política. Wilson deixou claro que não concorda com as cotas para mulheres na política, apesar de achar importante a representação feminina.
Já o vereador Lucas Arruda (Rede) explicou a razão pela qual há poucas mulheres na política: ambiente muito machista e rude.