Um motociclista foi flagrado dando um tapa no bumbum de uma mulher, em Fortaleza. A importunação sexual foi flagrada por uma câmera de segurança, na segunda-feira (21). A Polícia Civil informa que o caso é investigado. O suspeito ainda não foi localizado.
As imagens mostram a mulher andando sozinha por uma via no bairro Ellery. A jovem caminha próximo ao canteiro, em uma parte da pista. O motociclista então aparece em uma moto amarela, com a placa coberta por um pano. Sem parar o veículo, ele se aproxima da vítima pelas costas e dá um tapa nas partes íntimas dela.
Após a ação, o homem foge pela via, sem olhar para trás. Já a mulher fica visivelmente assustada e foge, correndo pela rua, no sentido contrário ao que o homem foi.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar realiza diligências na área com o intuito de identificar e capturar o suspeito. As investigações ocorrem de forma integrada com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza.
As imagens de câmeras de segurança auxiliam os trabalhos policiais. “A SSPDS reitera a importância que em situações como esta, a vítima comunique o fato imediatamente em qualquer unidade da Polícia Civil do Estado”, acrescenta. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
Importunação sexual
A importunação sexual é definida como prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. O ato se tornou crime em 2018. Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão – se o ato não constituir crime mais grave.
Onde conseguir ajuda?
Caso você seja vítima de qualquer tipo de violência de gênero ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher
av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190
Casa de Referência Tina Martins
r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221
Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher)
r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171
Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher
r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380
Aplicativo MG Mulher
Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O app permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.
Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.
*Fonte: BHAZ