Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem aparece andando na rua levando uma mulher em uma maca, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Uma enfermeira da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São Benedito esclareceu que o homem deixou o local com a mãe, uma idosa de 76 anos, depois de não conseguir um carro de aplicativo para buscá-los.
No vídeo, pessoas que passavam pela rua dizem que o homem teria “roubado uma paciente” da UPA, na noite dessa quarta-feira (19). Outros registros mostram a equipe médica conduzindo a mulher de volta à unidade de saúde.
Esclarecimento
Com a repercussão do caso, a enfermeira responsável pelo atendimento da idosa gravou um vídeo para explicar a situação.
De acordo com a profissional, a mulher foi à UPA para a troca de uma sonda. Ela foi medicada, recebeu alta e o filho começou a chamar um carro de aplicativo para buscá-los. “Ele não estava conseguindo Uber, inclusive eu emprestei meu celular para ele chamar várias vezes, o Uber não veio”, diz a enfermeira.
“Enquanto fui providenciar a ambulância, porque ela estava empenhada, ele não aguardou. Foi com ela, sem nossa permissão. A gente foi até ele, buscou ele e trouxe a maca de volta”, completa ela no vídeo. O homem ainda aparece confirmando a versão da enfermeira.
O que diz a prefeitura?
Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Santa Luzia também corroborou o relato da profissional da saúde. Segundo nota da administração municipal, o filho da paciente enganou o vigia da UPA São Benedito para deixar a unidade com a mãe, dizendo que havia conseguido um carro de aplicativo.
“[O homem] desviou um equipamento público (a maca) e colocou em risco a vida da mãe. Após o filho ter sido impedido de continuar, a paciente foi trazida de volta à UPA, onde aguardou pela chegada da primeira ambulância, a qual procedeu à correta remoção, por volta das 23h”, diz o comunicado.
Ainda segundo a prefeitura, os profissionais da UPA registraram um boletim de ocorrência relatando o ocorrido.
Nota da Prefeitura de Santa Luzia
“A Prefeitura de Santa Luzia vem a público esclarecer que, na noite da quarta-feira (19), foi vítima da atitude irresponsável de um filho que removeu a mãe idosa, acomodada em uma maca, da UPA São Benedito e tentou levá-la para casa pelas ruas do bairro – até ser contido, algumas dezenas de metros depois, pelos funcionários da unidade de saúde.
A paciente havia dado entrada para a troca de uma sonda e já havia sido medicada e recebido alta. O filho pretendia removê-la de Uber, porém não estava conseguindo chamar um carro. No espírito do atendimento humanizado, uma das enfermeiras chegou a emprestar seu celular pessoal para que o filho conseguisse fazê-lo.
Como nem assim foi possível chamar o transporte, a enfermeira ofereceu a remoção por ambulância. Não havia, porém, no momento, uma ambulância disponível, visto que todas estavam empenhadas em transferências de urgência – sua função principal na unidade. Então o filho, dizendo ao vigia que levaria a mãe apenas até o Uber, que afirmava haver finalmente conseguido chamar, surpreendendo a todos tentou levá-la embora na maca.
Ao fazer isso, ele enganou o vigia, o qual tentava ser prestativo, desviou um equipamento público (a maca) e colocou em risco a vida da mãe. Após o filho ter sido impedido de continuar, a paciente foi trazida de volta à UPA, onde aguardou pela chegada da primeira ambulância, a qual procedeu à correta remoção, por volta das 23h.
Um boletim de ocorrência foi lavrado pelos profissionais da UPA, relatando o fato”.