Nos últimos dias, diversos países do mundo relataram aparições de objetos voadores não identificados, também conhecidos como Ovnis.
Autoridades de Estados Unidos, Canadá, China e Uruguai divulgaram casos de Ovnis no mesmo fim de semana, e as notícias rodaram o mundo. Mas o que se sabe até agora? Há imagens de fontes confiáveis de todas as aparições? Confira.
Estados Unidos
Um Ovni foi abatido no espaço aéreo norte-americano nesta sexta-feira (10), segundo a Casa Branca. O coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, John Kirby, disse que o objeto era “do tamanho de um carro pequeno” e sobrevoava o Alasca, em uma área pouco povoada.
“O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés e representava uma ameaça razoável à segurança de voo civil”, disse Kirby em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
O coordenador ainda disse que o objeto era muito menor do que o suposto balão espião chinês abatido perto da Carolina do Sul no último sábado (vídeo abaixo). A China, por sua vez, afirmou que esse balão se tratava apenas de um mecanismo meteorológico.
Já no domingo (12), caças dos EUA abateram um objeto que estava voando a 20 mil pés sobre a Península Superior do estado de Michigan. Segundo informado por um funcionário de alto escalão do governo à emissora CNN, o objeto possuía formato octogonal e iria passar pelo Lago Huron, na fronteira com o Canadá, no momento que foi neutralizado.
Ainda de acordo com o funcionário, a rota do objeto e sua altitude provocaram suspeitas de ameaças a aeronaves civis. Ameaças militares não foram registradas. O objeto teria cordas penduradas, e sem carga perceptível.
Canadá
Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, anunciou no último sábado (11) que determinou que um Ovni fosse derrubado na região oeste do país. O caso ocorreu na área de Yukon, vizinha ao Alasca (EUA).
“Aeronaves canadenses e americanas foram envolvidas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”, comunicou Trudeau por meio das redes sociais.
Ainda de acordo com o primeiro-ministro, as Forças Canadenses iriam recuperar e analisar os destroços do objeto, que era cilíndrico. Ele conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
China
A aparição de supostos Ovnis também foi relatada na China. No domingo (12), autoridades marítimas da província de Shandong, no leste do país, anunciaram que se preparavam para derrubar um Ovni visto em águas perto da cidade costeira de Rizhao. As informações são do jornal estatal chinês Global Times.
Uruguai
A Força Aérea Uruguaia comunicou, no último sábado (11), que recebeu denúncias sobre o avistamento de lampejos no céu em Termas de Almirón, na região de Paysandú (vídeo mais abaixo). Com isso, a pasta ordenou uma intervenção da CRIDOVNI (Comissão de Recepção e Investigação de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados), a fim de apurar o ocorrido.
“Esta comissão mobilizou investigadores naquela zona do país para recolher informações e ouvir testemunhas, de modo a dar início à investigação”, informou a Força Aérea do país sul-americano.
*Informações Portal BHAZ.
Tudo bobagem. Para os Estados Unidos tudo é suspeita. Com as mudanças climáticas no mundo devido a exploração ilegal do meio ambiente. É normal esses balões meteorológicos.