O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (13), novos recursos de segurança para evitar roubos de contas e dados. Agora, se o usuário quiser transferir a conta para um novo dispositivo, o aplicativo vai pedir uma confirmação no aparelho antigo.
Em uma imagem ilustrativa divulgada pelo WhatsApp, a tela mostra notificação com data e horário da tentativa de transferência, além do modelo para o qual a conta deve ser transferida. No celular antigo, o usuário deve clicar “permitir” ou “não permitir”.
Mais recursos
Além da proteção da transferência de conta, o WhatsApp também adicionou novas verificações de autenticação. A nova medida de segurança não exige nenhuma ação do usuário.
Segundo o app, a novidade se dá porque “o malware de dispositivos móveis é uma das maiores ameaças à privacidade e à segurança das pessoas hoje em dia porque pode explorar seu telefone sem a sua permissão e usar seu WhatsApp para enviar mensagens indesejadas”.
Mais um recurso lançado hoje é a potencialização da verificação de segurança da conversa. No app, já existe uma ferramenta de verificação de código de segurança, que ajuda o usuário a garantir que está conversando com o destinatário pretendido. É só acessar a aba Criptografia nas informações de um contato.
Agora, para tornar o processo mais acessível, o WhatsApp contará também com um recurso baseado em um processo chamado “transparência essencial”. Ao clicar na aba Criptografia, a novidade permite ao usuário verificar automaticamente se uma conexão é segura.
De acordo com o WhatsApp, todas as novas medidas serão incluídas nos próximos meses.
“Estas são mais três formas que estamos oferecendo para proteger sua conta. Embora possamos fazer muitas coisas para facilitar a segurança para todos, existem dois recursos que só você pode ativar: a verificação de duas etapas e o uso de backups protegidos com a criptografia de ponta a ponta”, completa o aplicativo.
*Informações Portal BHAZ.